"Vivências". A falta de palavras serão compensadas pelas imagens. Assim é…espero

Melgaço, Vila histórica

Neste Domingo, fiz minha a minha visita subindo o rio Minho.
Ainda há pouco tempo estive lá, mas desta vez aquele, quase fim ou início de Portugal, tocou-me profundamente.
Aqui todos os lugares me dizem alguma coisa. Foi aqui que algumas das minhas primeiras memórias foram gravadas.
No Terreiro, onde há 50 anos moráramos, ainda existe a farmácia Durães, onde o meu pai trabalhou até ir para o Porto. A casa onde vivêramos deu lugar a uma loja de pronto a vestir do Sr. Manuel Esteves, o melhor amigo dos meus pais. O jardim onde eu adormecia com alguma regularidade, tem um espelho de água e o fontanário bem antigo ainda lá está. A casa do meu primeiro professor (Afonso), agora é uma agência da instituição actual, onde eu trabalhei.
O castelo, lugar de preferência das nossas brincadeiras de miúdos, está mais bonito do que nunca. As muralhas onde eu cheguei a cair nos assaltos ao Castelo, agora estão aproveitadas totalmente. Até um lago com peixes assinala exactamente o sítio onde eu rolei até cá abaixo.
A antiga prisão, que deu lugar à escola que frequentei na primeira e segunda classe, é agora o Solar do Alvarinho. Sem dúvida o aspecto é melhor agora, do que no passado.
Melgaço é uma sub-região do Alvarinho, alguns solares são uma referência.
Quando fotografava o tributo prestado ao Padre Justino, que foi o padre que dava a missa naqueles tempos de menino, vim agora a descobrir que o fez durante 70 anos, tendo falecido há poucos anos. Fui abordado por uma senhora que tinha emigrado para França, conversamos longos minutos sobre o passado de Melgaço, do Padre Justino de do progresso desta Vila, fomos unânimes Melgaço progrediu muito e bem, mantendo o passado muito bem preservado. Não pude evitar que algumas lágrimas assolassem.
O nosso carácter é formado essencialmente, por memórias passadas. Aqui hoje, recordei algumas com muita ternura, como se tivessem sido ontem.
Melgaço daquelas Vilas que melhoraram e de que maneira com os anos, merecem uma visita atempada.
Ficam algumas imagens.

Melgaço

 

Deixe uma Resposta

